POR QUE SOMENTE PALESTRA MOTIVACIONAL NÃO MOTIVA SUA EQUIPE?

voce-pode-fazer-melhor-superacao

O ser humano não é uma máquina, um robô onde simplesmente com a ajuda de um operador executa as tarefas programadas.  O ser humano é humano. Suas peças não são substituídas mecanicamente e não opera através de um sistema computadorizado.

Sim,  as máquinas precisam de manutenção depois de um determinado período de uso para poderem operar satisfatoriamente e evitar quebradeiras.  O ser humano precisa sim, de uma manutenção, claro não mecanicamente, mas de uma outra forma, ele precisa de momentos que o permitem evoluir na  busca de qualificação profissional para os resultados excelentes aparecerem.

Então, porque as palestras motivacionais não motivam definitivamente  os funcionários?

No inicio da minha carreira eu até acreditava que isso fosse possível, mas hoje não.  A palestra motivacional pode até gerar um ambiente diferente por alguns dias, mas não tem a força de proporcionar transformações interiores para uma mudança de mindset.

A Palestra Motivacional é válida para uma confraternização, uma festa, com o objetivo mais de lazer do que aprender algo diferente para executar nas tarefas diárias.

A estratégia para motivar os funcionários, a equipe deve ser outra. O ser humano é sazonal, portanto, o ideal seria construirmos um projeto oportunizando a sua participação numa sequência evolutiva fazendo com que as mudanças interiores ocorressem gradativamente.

“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.”Frederick Herzberg

E o que fazer então? Se palestra motivacional não motiva a equipe?  Qualificação Profissional.

Se eu como empresário busco naturalmente resultados extraordinários, eu tenho que ter na minha equipe funcionários extraordinários e para isso um programa interno de qualificação funcional. A palestra motivacional não tem essa capacidade de qualificar profissionalmente.  Somente um modelo diferente que trabalhe com ferramentas que ofereçam transformação interior.

Enquanto a palestra motivacional é realizado em grande massa/grupos o curso é individual. Essa é a grande diferença.

Qual a importância da Qualificação Profissional sem a palestra motivacional?

Naturalmente para conquistar um maior destaque e consequentemente uma oportunidade na carreira. Quando você faz isso, você está se aperfeiçoando e expandindo seus conhecimentos.  A importância disso está em acompanhar as mudanças no mercado, garantir a sua vaga, automaticamente não ser ultrapassado pelo concorrente.

As empresas de uma certa maneira estão proporcionando aos seus funcionários a oportunidade de participarem de cursos para a sua evolução profissional.

Fazer cursos profissionais.

O mercado é como camaleão, muda rápido. As mudanças acontecem a velocidade luz e a capacitação é necessária para poder acompanhar e naturalmente entender o que esta acontecendo no mercado.

Quando você sai da universidade para o mundo corporativo, creio que você realmente não esteja preparado o suficiente para o determinado cargo. A carreira tem as suas variáveis que o ensino não o capacitou, portanto, os cursos profissionais são sempre e não uma palestra motivacional.

Quais objetivos do Curso de Capacitação?

 

  1. A Importância da Atualização para motivar a equipe. 

Como já comentei as mudanças são velozes, o que você aprendeu ontem, de repente não serve mais.  O que você aprendeu na universidade provavelmente está superado. Portanto, o curso vai manter você atualizado e preparado para liderar a equipe.

Você lembra de como era a sua comunicação antes da chegada das redes sociais?  Hoje 95% se comunicam através do celular.  O próprio mercado exige de você esta atualização.

2. Capacitar-se para Resolver Dificuldades nos relacionamentos.  

Sim, as dificuldades vão aparecer, isso é normal, pode ser no sentido profissional ou de relacionamento.  Capacitar-se através de cursos o funcionário irá aprender a ressignificar suas emoções, administrar o seu tempo e o melhor, a lidar com os conflitos de relacionamentos.

É uma ilusão pensarmos que o nosso funcionário não terá problemas a serem resolvidos. Agora, quanto maior o seu desenvolvimento/conhecimento melhor e menor serão  os conflitos.  NO surgimento de uma dificuldade ele saberá como resolvê-la ou pedirá ajuda com humildade.

3. Competência Profissional para uma melhor performance.  

Sim, queremos funcionários competentes, porém, para isso, precisamos prepara-los para a função, assim ele vai estar qualificado para o exercício daquela atividade.

“Apertar um parafuso,um real.Saber qual parafuso apertar e dar o torque correto são ,novecentos e noventa e nove reais: Total mil reais. É importante a valorização da qualificação técnica de um profissional.”

4. Aprender a ser Resiliente é importante numa equipe.

Não é o funcionário perfeito, muito menos o invencível, aquele que não tem problemas.  Ser resiliente é administrar situações difíceis com tranquilidade.  São pessoas que podem errar, mas não desistam, sabem que estão no caminho apesar das dificuldades.

A flexibilidade de adaptação é o sentido da resiliência. Posso me curvar ao vento, mas não caio ao chão.  O importante aqui é que resiliência é uma habilidade, portanto, todos podemos aprender.

5. Inteligência Emocional é fundamental para motivação de equepe.  

 

Daniel Goleman, psicólogo que introduziu esse conceito – ” um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as emoções com mais facilidade”.

Sim, mas o funcionário, o que tem haver com isso? Tudo. Porque o funcionário ou a equipe que tiver como controlar emoções através da sua inteligencia emocional, e a equipe que vai em frente, mesmo diante de metas não alcançadas por exemplo, ou aquele funcionário que consegue se automotivar mesmo não conseguindo realizar seus planos.

O individuo inteligente emocionalmente é aquele nas dificuldades tem como controlar impulsos, praticar a gratidão e também motivar as pessoas ao seu redor.  O sucesso profissional passa por esse controle emocional.

De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  • Autoconhecimento emocional

  • Controle emocional

  • Automotivação

  • Empatia

  • Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Não que você não possa contratar um profissional  para uma palestra motivacional. Ela também é bem vinda, com objetivo específico.  Agora se o desejo é oferecer momentos de evolução, crescimento da sua equipe, dos seus colaboradores, o ideal é contratação de um profissional que possa utilizar ferramentas da Programação Neuro-Linguistica, Psicologia Transpessoal, da Fisica Quantica e Neurociência para realmente oferecer recursos que possam provocar mudanças internas.

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta para “POR QUE SOMENTE PALESTRA MOTIVACIONAL NÃO MOTIVA SUA EQUIPE?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Antonio Biz

Parapsicólogo Clínico e Terapeuta Transpessoal. Mestre em Reiki e EFT Internacional. Deeksha. Coach Espiritual. Practitioner
em PNL. Palestrante.

MATERIAIS

MINI CURSO
TENHA UMA VIDA PLENA

EBOOK
SUA MENTE TEM PODER

ÁUDIO/CD
VOCÊ É O LIMITE – FAÇA MAIS

CURSO ONLINE

Assista o vídeo e conheça o método simples para despertar o poder da sua mente

INSIRA SEUS DADOS ABAIXO.

ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ

WhatsApp (55) 98424-8003

Kaizen Consultoria e Treinamento Ltda – CNPJ – 09.424.760/0001-09